Como usar o chroma key?
Postado por HDPRO Foto Video, dia 07/08/2017
clique para ver a(s) foto(s)

O chroma key é uma técnica bem simples de entender: uma imagem é sobreposta a outra através do anulamento de uma cor padrão (verde ou azul). Ou seja, ele é utilizado para substituir o fundo de uma imagem ou vídeo onde toda a área da imagem que estiver nessas cores será substituída por outra imagem. Essa técnica é muito utilizada na televisão ou no cinema, como você pode conferir no vídeo abaixo:


Mas, como o chroma key funciona? O chroma key gera um efeito melhor quando realizado com uma das cores básicas do sistema RGB (vermelho, verde ou azul). O processo de keying para gerar imagens sobrepostas é feito através de softwares de edição ou de efeitos, capazes de transformar em transparente cada pixel da cor escolhida para a imagem que o editor escolheu.

Além da escolha da cor, outro ponto muito importante é escolher corretamente as cores dos objetos e pessoas que compõem esse cenário. Afinal, todos esses elementos não podem possuir a mesma cor do fundo escolhido, senão você terá grandes problemas para realizar o recorte. Assim, por exemplo, um apresentador, repórter ou ator precisa usar uma blusa que não tenha a mesma cor escolhida para o fundo.

As vantagens de ser… verde!

Quando você vai realizar uma produção de vídeo com pessoas, a cor azul possui algumas vantagens em relação a verde, como o maior contraste com os tons de pele. Entretanto, ela também permite algumas falhas no processo, principalmente quanto à iluminação. Por exemplo, se a iluminação utilizada for na luz natural (day light), cuja temperatura tende para o azul, o objeto em primeira plano pode passar a apresentar essa cor em algumas partes. Isso acontece porque alguns pixels ficam transparentes de maneira errada.

Além disso, outro motivo para utilizar a cor verde é que ela carrega uma proporção maior de informações das cortes do sinal RGB, permitindo um recorte mais preciso na hora da edição. Os grandes estúdios costumam ter painéis fixados sobre rodízios para essa técnica, mas existem diversos acessórios que podem ajudar as produções caseiras: tecidos, painéis dobráveis, rebatedores, tintas, fitas adesivas, etc.




A iluminação é um item fundamental para realizar um recorte com precisão. É necessário garantir que todas as partes que compõem a cena estejam iluminadas de maneira correta, permitindo que você destaque os objetos nitidamente.

Para iluminar o fundo para chroma key, o fator mais importante é a uniformidade. A textura do fundo não deve trazer imperfeições, pois elas podem causar algum tipo de sombra. Os tecidos, por exemplo, devem estar esticados sem vincos ou deformidades - e com a cor correta, claro. Quando for utilizar tintas para fundo, é necessário utilizar equipamentos próprios para a técnica. São tintas especiais no que se diz respeito a reflectância da luz. Já para os softwares e equipamentos que fazem o processo do chroma, você pode optar pelos switchers digitais Tricaster, que possuem todas as ferramentas necessárias.


O equipamento é muito importante ao utilizar técnicas digitais como essa, então pode contar com a ajuda e as indicações da HDPRO na hora de selecionar os seus instrumentos de foto e vídeo.

Até a próxima, pessoal!

Voltar
Escreva um comentário...
Sobre o Blog

HDPRO Foto e Vídeo, o mundo em alta definição.
Aqui você encontra dicas sobre produção de áudio, vídeo e fotografia. Bem como informações, notícias e novidades ligadas ao mundo do broadcast, áudio vídeo e fotografias.

Confira também nossa loja virtual:
www.hdprofotovideo.com.br



Categorias

Dicas (46)